3 de dezembro de 2014

EXPOSIÇÃO SOLAR - CUIDADOS E BENEFÍCIOS

Olá! Hoje, vou falar um pouquinho sobre exposição solar, benefícios e malefícios e como se proteger para aproveitar apenas o que o sol tem de melhor para a nossa saúde.






















Os efeitos da radiação ultravioleta na pele são cumulativos. Por isso, a proteção solar é importantíssima em todas as fases da vida, principalmente, na infância e adolescência: períodos com maior tempo ao ar livre e exposição.
As queimaduras solares com dor, vermelhidão, na infância, provocam o envelhecimento precoce cutâneo, além dos riscos de desenvolver câncer de pele na fase adulta.

Com a proteção correta e a exposição ao sol durante o horário menos agressivo, conseguimos manter a saúde da pele e aproveitar o melhor do sol. Ao contrário do que muitos pensam, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Com 15 a 20 minutos de exposição, antes das 10h da manhã, 3 vezes por semana, já são suficientes para a síntese adequada de vitamina D. Quem tem pele muito branca deve tomar sol mais cedo, por cerca de 5 minutos, apenas nos braços e três vezes por semana.
O sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%.





















A proteção é fundamental para que a pele não sofra com os danos dos raios UVA e UVB. Portanto, devemos usar filtro solar, diariamente, trinta minutos antes de se expor aos raios, com FPS no mínimo 30, e repassar a cada duas horas ou sempre que necessário. Além dessa medida, existem roupas com filtro, guarda-sóis, óculos e outros produtos para ajudar nessa proteção. Devemos lembrar, também, que existem protetores específicos para cada tipo de pele e parte do corpo: rosto, corpo, lábios e cabelos.

BEBÊS  X  EXPOSIÇÃO SOLAR
Quando se trata de bebês, devemos ter atenção ainda mais especial.
Quando o recém-nascido é amamentado no peito, ele recebe a vitamina D através do leite materno. Para que ela seja sintetizada no organismo, é preciso que o bebê seja exposto a alguns minutinhos de sol por dia. Com isso, os raios solares transformam a vitamina D, que estava inativa no organismo em ativa. Consequentemente, o cálcio, fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, também é melhor absorvido.

O banho de sol deve ser realizado sempre antes das 10h ou depois das 16h e com duração entre 5 e 10 minutos. Até seis meses de idade não se deve passar protetor solar, pois a pele dos bebês é muito fina e sensível, podendo causar irritação e alergia. Mas, devemos proteger os pequenos com as roupas próprias, sombra e cuidados com horários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário