15 de janeiro de 2015

GRAVIDEZ E EXPOSIÇÃO SOLAR



Você sabia que durante a gravidez o risco de aparecerem manchas é grande ? Isso, devido ao aumento do nível dos hormônios estrogênio e progesterona, que deixam a melanina ainda mais sensível à agressão solar. Há grávidas que desenvolvem manchas escuras no rosto (cloasma), o que é sinal de que a pele reage mais do que o normal à luz solar e é preciso preservá-la. Cloasmas podem piorar tanto com o bronzeamento natural como com o artificial.

Mais uma vez, a prevenção é a forma mais eficaz de preservar a saúde da pele. Portanto, abuse do filtro solar, aplique a cada duas horas e sempre que necessário (suar demais, após se molhar). Compre produtos de qualidade e específicos para o seu tipo (seca, mista, oleosa, clara, morena, negra, além do FPS). Mesmo que não se exponha diretamente ao sol, é necessário que passe protetor, pois até as luzes do ambiente de trabalho, casa, computador, são agressores. Se for à praia, piscina, fazer atividades ao ar livre, escolha sempre os  horários de sol mais fraco, antes das 10h e após as 16h, use chapéu, óculos escuros e roupas leves e não coloque a barriga de fora, se possível.

Caso as manchas apareçam, proteja-se ao máximo da exposição solar para que o quadro não piore, transformando-as em fortes e resistentes. Após o parto, as manchas podem regredir dentro de seis meses. Se não desaparecerem, consulte um dermatologista para que seja identificado o melhor tratamento para o seu caso.

Porém, não é só manchas que a exposição ao sol provoca nas grávidas. O pior problema é a desidratação, o que é péssimo para a mãe e bebê. Portanto, não de bobeira. Beba bastante líquido, água de coco, sucos naturais.

Pesquisas mostram que a deficiência de ácido fólico pode favorecer o surgimento de manchas. Por isso, capriche no consumo de ácido fólico nos alimentos (como grãos integrais e verduras escuras) e tomando um suplemento (se for indicado por seu ginecologista).

Cuide-se e aproveite o melhor do verão!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário